Reabilitar é devolver habilidades e a capacidade do paciente em realizar as atividades diárias. É restabelecer o convívio e o bem-estar.
A Fisioterapia alia as terapias físicas, técnicas manuais e exercícios terapêuticos no tratamento da dor e outras desordens funcionais.
Promove o bem estar físico e emocional ao melhorar a mobilidade e autonomia do paciente. Além disso, pode agir preventivamente em diversas condições clínicas, na fase de hospitalização, pré ou pós intervenções cirúrgicas, ou até mesmo como principal terapêutica no controle de dor ou outros sintomas relacionados a condições ortopédicas e neurológicas.
Técnicas utilizadas durante o tratamento fisioterápico:
- Terapias manuais: auxiliam no controle de dor, reduzem aderências, melhoram a circulação e trazem conforto e bem-estar.
- Fotobiomodulação (Laser): papel importante no controle de dor e inflamação, além de auxiliar na cicatrização dos tecidos.
- Magnetoterapia: proporciona relaxamento muscular, controle de dor e inflamação, redução de edemas, e também acelera a cicatrização dos tecidos.
- Eletroterapia: uso das correntes elétricas para promover controle de dor, acelerar cicatrização e tonificar músculos enfraquecidos por lesões neurológicas e ortopédicas.
- Hidroterapia (esteira aquática): promove um exercício bastante confortável e sem impacto articular, favorecendo o rápido retorno da função e fortalecimento muscular. Além disso, melhora o condicionamento físico, ativa a circulação e o metabolismo.
- Exercícios terapêuticos: trabalham coordenação motora, propriocepção e equilíbrio do corpo. São fundamentais para manter a saúde dos músculos e articulações.
Principais benefícios da Fisioterapia:
- Terapia multimodal para o tratamento da dor (reduz a necessidade de analgésicos por via oral);
- Melhora do tônus e força muscular;
- Reeducação da postura;
- Recuperação da função e mobilidade;
- Aceleração da cicatrização;
- Bem-estar físico e emocional.
Olá, como podemos te ajudar?